Google
 

Café e exercício físico protegem pele do Sol

Ratos que combinaram bebida e malhação conseguiram se livrar de células do câncer.
Efeito conjunto contra tumores de pele ainda não tem explicação clara.

O consumo de café e os exercícios regulares podem prevenir o câncer de pele, matando as células danificadas pela radiação ultravioleta do sol (UVB), afirma um estudo realizado com ratos. A combinação café e exercícios produziu uma diferença "dramática" na apoptose - a morte programada das células pré-cancerígenas - entre as cobaias que seguiram e as que não seguiram esse regime, indicaram os pesquisadores da Universidade Rutgers (Estados Unidos).

Os pesquisadores compararam os efeitos da radiação UVB em grupos de cobaias sem pêlo que beberam água com café (equivalente a uma ou duas xícaras por dia em humanos) com outras que se exercitaram em uma roda de corrida, e um grupo que bebeu café e se exercitou com um grupo que não recebeu café nem realizou exercícios.

Comparado com o grupo controle, os ratos que só beberam café mostraram um aumento de 95% na apoptose induzida por UVB, os que apenas se exercitaram mostraram um aumento de 120%, enquanto os que consumiram café e se exercitaram tiveram um aumento de quase 400%. Embora não pareça, o aumento da apoptose, nesse caso, é uma coisa boa: isso quer dizer que o organismo está conseguindo eliminar células com defeitos antes que elas tenham tempo de se transformar em tumores.

blank
Photo by apes_at_home
"As diferenças entre os grupos foram dramáticas", disse Allan Conney, um dos autores do estudo. Os resultados promissores, entretanto, se devem provavelmente a "algum tipo de sinergia, algo ainda não compreendido", acrescentou.

O câncer de pele provocado pela exposição ao sol é o mais freqüente nos EUA, com mais de um milhão de novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS" (www.pnas.org).

G1


Subscreva ao Blog Citrus Gym por Email
Add to Technorati Favorites

Nenhum comentário:

A Primeira Academia Expressa para Mulheres e Homens no Brasil !

Notícias, Dicas de Exercícios, Saúde, Qualidade de Vida, Dieta, e muito mais em nosso feed:

Mais Interatividade, downloads e Dicas de Saúde e Qualidade Vida em nosso Grupo Google:

Grupos do Google Inscrever-se em Citrus Gym Asa Sul
Email:
Procurar arquivos em groups.google.com

Citrus Gym TV, Favoritos no Youtube

Vídeos Selecionados sobre Exercícios, Alimentação, Dieta e Qualidade de Vida.

Assista a TV Citrus Gym
Clique na Tv para Ver a programação em tela Cheia e Aperte F11 para maximizar. ;)

Assine o Livro de Visitas da Academia, deixe seu Recado e Mostre suas Fotos ou Vídeos Favoritos !